Pomadas cicatrizantes produzidas em Viçosa ganham a Oceania


Criadas na UFV, elas serão vendidas na Austrália e Nova Zelândia

Com um pouco mais de um ano no mercado, a Profitus – empresa ligada à Universidade Federal de Viçosa (UFV) responsável por pomadas cicatrizantes à base de extrato de urucum – vai expandir os negócios para fora do Brasil, ganhando os mercados australiano e neozelandês.

“Um grupo australiano nos procurou e mostrou interesse em nossos produtos, por isso abrimos nosso processo de internacionalização”, explica Aluísio dos Reis, sócio-fundador da Profitus e descobridor, por meio de um acidente científico, do poder cicatrizante do extrato de urucum.

“Usava o extrato na fortificação de madeira para lápis, e percebi que as feridas na minha mão cicatrizavam mais rápido depois do contato com a solução”, conta Reis.

Os estudos começaram em 1999, na UFV, mas a Profitus entrou no mercado com quatro produtos apenas no ano passado.

“Nós temos o New Derm, para o tratamento de feridas causadas pelo atrito em pacientes acamados ou cadeirantes, que também é indicado para psoríase e dermatites, inclusive em crianças. Outro é o Dermaliv, indicado para queimaduras. Ele tem um grande poder analgésico e impede a formação de novas bolhas na queimadura”, conta Péricles Fernandes, pesquisador da Profitus.

“Temos também o Golden Age, desenvolvido para peles finas, indicado para pessoas da terceira idade. E, por fim, temos o Millitus Derm, para lesões de difícil cicatrização, incluindo as de diabéticos”, diz Fernandes. “Mas a ideia é expandir. Já temos outros produtos em fases de teste, como xampu anticaspa e cremes antiacne”, completa.

Os produtos podem ser encontrados em Minas Gerais, em São Paulo, em Pernambuco, na Bahia, em Santa Catarina, em Goiás e no Ceará.

Fernandes ressalta que o urucum possui propriedades antimicrobianas, analgésicas, cicatrizantes, anti-inflamatórias e anestésicas. “Alguns pacientes conseguiram, em dois meses, tratar lesões gravíssimas que não tinham resposta a outros tratamentos. Dermatites foram curadas em apenas algumas semanas”, comemorou o pesquisador.
Serviço. Os quatro produtos da linha dermatológica da Profitus custam entre R$ 47,90 e R$ 49. Eles podem ser encontrados em farmácias de algumas cidades brasileiras, mas também na loja virtual da empresa: http://www.loja.profitus.com.br/

 

Fonte: O Tempo

Postado por Equipe Limite Zero Em: 11/Set/2017 / Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *