Outubro Rosa 2017: Confira a programação


Palestras, corridas, realização de exames de mamografia, distribuição de cartilha com orientações de saúde fazem parte da programação

 

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa tenta combater o câncer de mama e conscientizar a sociedade sobre a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. A campanha mundial nasceu em 1990, com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Mas somente em 1997 foram elaboradas iniciativas voltadas à prevenção. No Brasil, a primeira ação pública foi realizada em 2002 em São Paulo, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”) foi iluminado na cor rosa pela primeira vez, durante todo o mês de outubro.

Outubro Rosa: Veja ações que serão realizadas em SP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, dá início às ações do Outubro Rosa neste domingo (1º). Durante todo o mês, que simboliza o combate e a prevenção ao câncer de mama, serão realizadas atividades como palestras, exames de mamografia e distribuição de uma cartilha com orientações de saúde para as mulheres.

Um evento na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, marca o início das atividades. Haverá neste primeiro dia a participação do Coral Pérola Rosa, composto por mulheres pacientes de câncer de mama, distribuição de brindes, iluminação na cor da campanha e dispersão de balões.

Durante todo o mês, serão realizadas diversas atividades com o público feminino, como a realização de 900 exames de mamografia em vários pontos da cidade e a distribuição de uma cartilha com orientações de saúde. A programação pode ser acessada no site da Secretaria de Direitos Humanos.

O objetivo das ações é disseminar informações sobre a doença e incentivar a procura pelos exames médicos, além dos autoexames que podem levar à identificação precoce do câncer de mama.

Neste período, o Departamento de Iluminação Pública (ILUME) vai iluminar com a cor da campanha locais como o Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura de São Paulo), o Viaduto do Chá, as pontes Estaiada e das Bandeiras, além do Monumento às Bandeiras e a Biblioteca Mário de Andrade. Também serão iluminados os hospitais Carmen Prudente, Servidor Municipal, Alípio Correa Neto, Fernando Mauro Pires da Rocha, Carmino Caricchio, Arthur Ribeiro de Saboya e Menino Jesus.

 

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Desde a década de 1990, elas contam com a campanha mundial Outubro Rosa que busca combater a doença e conscientizar para a importância dos exames preventivos. Pensando nisso, o Sintrapav/SP separou algumas ações previstas para acontecer durante todo o mês de outubro em todo o estado de São Paulo. Fique atenta e entre nessa campanha.

Em apoio ao Outubro Rosa, a Santa Casa de São Paulo oferecerá uma programação para mulheres na campanha “Se Toque! Câncer de mama: a prevenção está em suãs mãos”. Costumeiramente, a instituição já ilumina suas fachadas de cor de rosa. O evento deste ano terá ações de conscientização, com orientações sobre o autoexame, palestras informativas sobre promoção da saúde, além de apresentação musical.

08/10 – Coren Educação
8h – Abertura
8h30 – Apresentação da data comemorativa do Outubro Rosa
9h – Palestra de prevenção ao câncer de mama
10h – Coffee break
10h20 – Benefícios da atividade física no sistema cardiorrespiratório
11h – Atividade física no processo oncológico
13h30 – Estar bem para cuidar bem
14h – Câncer e homeopatia
15h45 – Coffee break
16h15 – Promoção do combate ao câncer de mama
17h – Encerramento

13/10 a 20/10 – Saguão central da Santa Casa de São Paulo
Das 10h às 13h30 – Ação educativa: “autoexame da mama”

Piracicaba

Em Piracicaba (SP), haverá uma programação voltada para o tema com realização de exames e rodas de conversa.
Durante o mês, todos os postos de saúde da Rede de Atenção Básica vão desenvolver atividades sobre o tema, como palestras, rodas de conversa ou discussões em grupos de promoção em saúde. A rede inclui Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência e Atenção Básica (Crabs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
Nessas unidades serão feitas também consultas em saúde da mulher, coletas de papanicolau, solicitação de exames de mamografia e orientações sobre o auto-exame de mama.

Durante todo o mês, a Prefeitura de São Paulo irá realizar várias atividades com o público feminino, como realização de 900 exames de mamografia em vários pontos da cidade e distribuição de uma cartilha com orientações de saúde. A programação pode ser conferida no site.

Ação Saúde sem Mistério – 10 mitos sobre o câncer de mama

Para chamar a atenção da população para o tumor mais comum nas mulheres, cerca de 800 taxistas de São Paulo irão espalhar informações de qualidade sobre a doença por meio de um quis dinâmico, composto de 10 questões, que os passageiros poderão acessar em telas de touch. A ação também será realizada nas estações de metrô de São Paulo. Todos receberão um folheto educativo com explicações sobre os 10 principais mitos associados à doença. Para saber mais sobre a campanha: (11) 3643-2907.

Barretos

No dia 31 de outubro e 1 de novembro, uma carreta do Hospital do Câncer de Barretos vai estacionar na Estação da Paulista para exames preventivos.
O serviço inclui rastreamento de mama, papanicolau, câncer bucal e de próstata. No dia 22, uma caminhada no Parque da Rua do Porto também conscientiza sobre o tema. A concentração é às 8h próximo ao Sino da Paz. O evento também terá serviços de aferição de pressão e teste glicêmico. A participação é gratuita.

Santos (SP)

A Prefeitura de Santos, litoral de São Paulo, terá uma programação especial do Outubro Rosa. Entre as ações está a realização de exames, a 8ª Caminhada, a 3ª Remada Oficial – ambos no dia 22 de outubro, a partir das 11h, na Ponta da Praia – e ainda palestras e serviços gratuitos à população. O Instituto da Mulher e Gestante vai promover dança circular no dia 9, oficina de psicodrama no dia 23 e oficina de mandala no dia 30, sempre a partir das 9h. No dia 17, haverá um passeio no Orquidário e as interessadas devem se inscrever até o dia 11, presencialmente, com a equipe Psicossocial. Para mais informações, Acesse Aqui.

Instituto Neo Mama – São Paulo, Santos, Cajamar e Cubatão (SP)

O instituto realiza uma série de atividades em várias cidades paulistas. Serão caminhadas, ações solidárias, palestras, remada, aulão de zumba e muito mais. Para mais informações Acesse aqui.

Carreta da Mamografia – Barueri

Uma carreta do Serviço Estadual de Diagnóstico de Imagem do Estado de São Paulo estará no estacionamento da FOCO AD para oferecer exames de mamografia gratuitamente. O serviço será oferecido a mulheres acima de 35 anos, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Para participar, é necessário agendar um horário, chegar com 30 minutos de antecedência e trazer cartão do SUS, RG e pedido médico (para mulheres entre 35 e 49 anos). Pessoas acima de 50 anos não precisam de pedido médico. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 21h. O agendamento pode ser feito até dia 10 de outubro pelos telefones: (11) 97640-9588 e 96180-6845.

Ações preventivas – Águas de São Pedro (SP)

Em Águas de São Pedro serão várias atividades. No dia 19 (quinta-feira) haverá a Oficina de Horta Urbana para Mulheres. A programação será realizada às 10h na Plataforma Central. Já no dia 20, às 14h, o ginecologista João Valcir Pratti fará uma palestra sobre Prevenção de Doenças da Mulher, no auditório do Spa Thermal. A Caminhada do Outubro Rosa será no dia 22, com saída às 8h, do Parque Dr. Octavio de Moura Andrade. Após o percurso, haverá o Ginástica na Praça, com a educadora física Janaina Acácia Martins, do Departamento de Esportes.

Atividades educativas em Caraguá (SP)

Serão realizadas diversas ações como palestras, atividades e exames preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Caraguá (SP). Entre os dias 21 e 28 de outubro, a Prefeitura irá realizar mutirões de mamografia com pacientes que já estarão previamente agendados pelas UBS. A meta deste mês é realizar 640 mamografias. Todas as unidades contarão com equipes da Estratégia de Saúde da Família que farão de forma intensa coletas de exames preventivos (Papanicolau) além de orientar sobre o autoexame nas mamas. Veja as ações previstas no site http://www.tamoiosnews.com.br/noticias/caragua-comemora-outubro-rosa-com-acoes-em-todas-as-ubs/.

Palestras em Carapicuíba (SP)

A Prefeitura de Carapicuíba realizará palestras de conscientização no Plaza Shopping Carapicuíba. Os temas são: Prevenção de Câncer de Mama e Colo, Autoestima da Mulher, Alimentação Preventiva ao Câncer e Orientações sobre o Tratamento do Câncer de Mama. Os profissionais da Secretaria de Saúde serão os palestrantes. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde do município vão realizar ações de conscientização sobre o tema.

Ações de prevenção em Itu (SP)

Em Itu serão realizadas palestras, ações de prevenção, orientação e caminhada por ruas do centro da cidade. Durante todo o mês, às 7h30, haverá ações de prevenção ao câncer de mama com orientações e entrega de panfletos ilustrativos na UBS 06, localizada no bairro Jardim Padre Bento.

Mamografia em Indaiatuba (SP)

Durante todo mês, a Secretaria de Saúde de Indaiatuba disponibilizará nos bairros o Mama Móvel, que é um caminhão equipado com mamógrafo. As Unidades de Saúde farão a conferência da carteira de vacinação da mulher; consulta de enfermagem e orientações gerais de saúde da mulher; vacina de HPV para meninas de 9 a 13 anos; orientação sobre prevenção dos cinco principais tipos de câncer que acometem as mulheres e orientação sobre o autoexame das mamas. Veja a programação completa: http://www.revistacampinas.com.br/indaiatuba-promove-acoes-diferenciadas-para-o-outubro-rosa/.

Santos

Em Santos, serão realizadas mamografias durante todo o mês, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. As munícipes com mais de 40 anos podem ir ao setor de Enfermagem das policlínicas da Cidade e solicitar o exame. Outras ações também farão alusão ao tema, todas detalhadas no site da Prefeitura.

Guarujá

Em Guarujá, haverá diversas palestras e orientações às mulheres dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS). No site do Município, há toda a programação com as datas, endereços das UBSs e horários. No total, 19 equipamentos desenvolverão ações que reúnem bate-papos, caminhadas, avaliações e exames.

São Vicente

Em São Vicente, às quartas, quintas e sextas, será realizada a Oficina da Almofada do Coração no Parque Cultural da Vila. As confecções serão feitas para serem encaixadas sob as axilas das mulheres que passam por procedimentos na mama. No dia 19, será realizado um pedágio para arrecadação de lenços de cabelo e corte de mechas. Para conferir os locais, horários e outras atividades é só acessar o site da Prefeitura.

Praia Grande

Em Praia Grande, a Administração Municipal programou encontros nos bairros para discutir a forma e prevenção da doença. Além de palestras nas cinco unidades do Conviver, com todos os endereços e horários na página do Município.

Cubatão

Em Cubatão, haverá o Bloco Cultural com o tema Ser mulher é tudo de bom – corte o cabelo e doe amor. A ação, que acontecerá no dia 23, às 17 horas, visa debater sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. Outras atividades ainda estão sendo definidas pela Administração Municipal.

Bertioga

Em Bertioga, haverá conscientização nas UBSs entre os dias 16 e 20. Um enfermeiro irá explicar sobre o autoexame e a ONG Amigas do Peito doará e ensinará a usar lenços. O Centro de Especialidades Médicas (CEME) também terá as mesmas atividades no dia 23. O site da Prefeitura tem todo o cronograma e endereços.

Peruíbe

Em Peruíbe, haverá exames de Papanicolau e ações educativas sobre autoexame de mama em todas as UBSs, entre os dias 20 e 27. Além da 5ª Caminhada Outubro Rosa, neste domingo (8), às 8 horas, partindo da Rua Dr. Itatiba, 591, bairro Caraminguava.

As secretarias de saúde de Itanhaém e Mongaguá ainda não fecharam a programação referente ao Outubro Rosa.

Confira a Agenda de corridas da campanha Outubro Rosa

outubro rosa 2017

Outubro Rosa

Postado por Equipe Limite Zero Em: 06/Out/2017 / Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *