ENEM 2017 – Informações e dicas para uma prova mais tranquila


Veja aqui como consultar o seu local de prova do Enem 2017!

 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já disponibilizou a consulta ao local de prova do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio.

A consulta ao cartão de confirmação de inscrição foi liberada às 10h (de Brasília/DF) do dia 20/10. O documento, que contém todas as informações necessárias relacionadas à aplicação das provas, pode ser acessado via internet.

As provas do Enem 2017 serão aplicadas, pela primeira vez, em dois domingos consecutivos, nos dias 05 e 12 de novembro, respectivamente. Entre as edições de 2009 e 2016, o Exame era aplicado em um mesmo final de semana, com provas nos dias de sábado e domingo.

Veja onde e como consultar o local de prova do Enem 2017!

Todos os estudantes que se inscreveram corretamente e cumpriram com todas as exigências impostas no edital do Exame, terão acesso ao cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017. Dentre todas as informações contidas no documento, está o endereço completo dos locais de prova dos participantes.

Para consultar o local de prova do Enem 2017, o estudante precisa acessar a página do participante, no portal do Inep.

Na página, é necessário informar os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha cadastrada no ato da inscrição. Os estudantes que necessitarem recuperar a senha do Enem 2017 precisam clicar na opção “Esqueci minha senha”, disponível em azul no canto inferior direito da própria página de acesso.

No cartão de inscrição estarão detalhados o local de realização do Exame (nome da instituição, prédio e andar, se for o caso), o endereço completo de realização do Exame e o nome da cidade de aplicação, escolhida pelo próprio estudante no momento da inscrição.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017 é obrigatório nos dias de prova? Quais documentos levar?

Além da data, do horário e do local de prova, o cartão de inscrição do Enem 2017 contém uma série de informações importantes que envolvem o participante: nome completo, opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), eventual necessidade de atendimento diferenciado e/ou especial (se for o caso) e nome social do participante (se for o caso).

Apesar de conter todas essas informações, o Inep não exige a apresentação do cartão de inscrição em nenhum dos dois dias de prova. Entretanto, o Instituto recomenda que os estudantes imprimam e levem o documento, com o intuito de auxiliar no acesso aos dados, evitando possíveis confusões relacionadas ao endereço de provas, bem como aos horários do Exame.

É obrigatória apenas a apresentação de algum documento original de identificação com foto, sendo aceitos: carteira de identidade (RG – Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Passaporte, Carteira de Trabalho, certificado de reservista e certificado de dispensa de incorporação.

Qual o horário de abertura e fechamento dos portões do Enem 2017?

Conforme foi informado em edital, os portões do Enem 2017 serão abertos ao meio dia e fechados as 13h, pontualmente. Os candidatos que chegarem depois disso não terão direito de fazer as provas, com início marcado para as 13h30min.

É importante lembrar que em todos os municípios de prova será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF. Estudantes que moram em Estados com diferença no fuso-horário precisam ficar atentos, até porque estamos em pleno horário de verão.

As provas do primeiro dia terão 05h30min de duração, com aplicação da redação do Enem 2017 juntos das seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Por sua vez, as provas do segundo dia terão 04h30min de duração, com aplicação das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A – E), sendo 45 para cada área de conhecimento.

Continue nos visitando e curta a página do Enem 2017 no facebook para acompanhar as novidades com maior praticidade. Desejamos boa sorte nas provas!

 

 

 

Postado por Equipe Limite Zero Em: 27/Out/2017 / Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *