Campanha Maio Amarelo 2018: Confira a programação


“Nós somos o trânsito” é o tema do Movimento Maio Amarelo para 2018

Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.

O logo para o Maio Amarelo 2018 já foi criado. Em breve serão disponibilizadas as peças publicitárias para uso livre dos apoiadores e patrocinadores serão disponibilizadas em breve. Para saber mais envie email para euapoio@maioamarelo.com ou em www.maioamarelo.com.

Abertura oficial

A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2018 já tem data e local definidos: será no dia 26 de abril, em Campina Grande, na Paraíba. A cidade foi destaque em 2017 pelas diversas atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo e aceitou o desafio de fazer a abertura solene do Movimento pela primeira vez desde sua 1ª edição, em 2014.

Para Félix Araújo Neto, superintendente da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos) do município, “o Maio Amarelo consagra importantes ações na desafiadora tarefa de educar para o trânsito. Desde sua criação, Campina Grande desenvolve projetos com muito carinho e atenção sempre buscando a melhor forma de comunicar os riscos e alertas aos cidadãos. Fomos Destaque 2017 e agora, com muito orgulho, aceitamos o convite para sediar a abertura deste grande evento nacional. Além da grande alegria pelo reconhecimento de nossas práticas e do nosso compromisso por um trânsito melhor, mais fluido e seguro, a honradez da escolha e o compromisso e responsabilidade de fazer ainda melhor”, frisa.

Premiação e encerramento

Já o evento de encerramento com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2018” acontecerá no dia 28 de junho em Brasília, no Distrito Federal, e será sediado pela ABDER (Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem) e pelo DER/DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal).

A premiação será dada às empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais disseminarem os conceitos e práticas propostas pelo Maio Amarelo. As ações devem estar direcionadas à conscientização para a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento de todos que transitam.

“Registro que sediar um evento desta relevância é expressar o comprometimento da ABDER e do DER/DF com a paz e a cidadania no trânsito. É importante ressaltar que, em 2017, o Distrito Federal reduziu de forma expressiva o número de acidentes, principalmente com gravidade e morte. A nossa utopia é zerar esses dados em Brasília e no Brasil”, diz Henrique Luduvice, diretor-geral do DER/DF e presidente da ABDER.

Sobre o Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Presente em 27 países

No ano passado mais de quatro mil ações que levaram à população a mensagem do Maio Amarelo foram realizadas e informadas à página do Movimento na internet. Tanto no Brasil quanto no mundo, diversas cidades e capitais aderiram ao Maio Amarelo, propondo atividades que visem a conscientização da sociedade por mais paz no trânsito. O tema foi abordado em 26 países em 2017.

Também na internet, mais de 500 mil pessoas acessaram o site maioamarelo.com durante o mês e, no Facebook, a página do Movimento alcançou mais de cinco milhões de pessoas. O vídeo tema da mobilização “Minha Escolha Faz a Diferença”, obteve mais de dois milhões de visualizações.

O Maio Amarelo 2017 conquistou o apoio de mais de quatro mil empresas públicas e privadas nacionais e internacionais, além de outros organismos que promoveram ações entre funcionários e para o público em geral. Mais de 1.400 notícias sobre o Movimento foram publicadas e veiculadas em jornais e emissoras de rádio e televisão, além de sites e revistas.

Monumentos e prédios públicos do Brasil e do exterior, como o Cristo Redentor, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Palácio Legislativo, no Uruguai, entre outros, foram iluminados em amarelo em adesão ao movimento. O laço símbolo do Movimento ganhou destaque também, decorando a fachada do prédio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), na área central de São Paulo, e ônibus do transporte público em diversas cidades do país.

“Através do Movimento pretendemos conscientizar a sociedade que parar na faixa de pedestres, respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança e capacete, não beber quando for dirigir, sejam vistas como um ato de cidadania, como é reciclar o lixo, não fumar em lugar público, recolher a sujeira na praia”, reforça José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Movimento Maio Amarelo em números

Sobre a Década de Ação para a Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Países em desenvolvimento

O problema é mais grave nos países de média e baixa rendas. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares.

As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.

De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS recentemente, 88 países membros conseguiram reduzir o número de vítimas fatais. Por outro lado, esse número cresceu em 87 países.

A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

O fator humano é o principal causador de acidentes fatais no Estado de São Paulo. Dados do Infosiga SP, sistema do Governo de São Paulo que registra ocorrências fatais de trânsito em todo o Estado, mostram que 94% das mortes são causadas por comportamentos de risco, como excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, uso de celular e bebida ao volante e travessia em locais proibidos.

A comparação com a taxa de homicídios é um indicativo que mostra a gravidade do problema. Segundo levantamentos do Infocrim e do Infosiga SP, o trânsito hoje mata quase tanto quanto os homicídios em São Paulo. Enquanto a taxa de assassinatos é de 8 por 100 mil habitantes, o índice de acidentes é de 7,23 a cada 100 mil.

Ações do Maio Amarelo

O Comando de Policiamento Rodoviário lançará a Operação “Maio Amarelo – Atenção pela Vida” com 682 Operações de Fiscalização e 155 campanhas ou programas educativos ao longo dos mais de 22 mil quilômetros das rodovias estaduais.

As escolas da rede estadual também contarão com ações de conscientização para crianças e adolescentes. A maioria delas nos municípios conveniados ao Movimento Paulista, que concentram 78% da população e 69% das fatalidades no Estado. Acidentes em vias municipais geram a maior parte dos óbitos.

Outra frente é a abordagem a usuários de rodovias. Cerca de 300 ações voltadas para motoristas, motociclistas, caminhoneiros e ciclistas serão desenvolvidas pelo DER, Artesp e concessionárias. O Rodovírtua, sistema de realidade virtual que mostra os perigos de dirigir alcoolizado e utilizando o celular, circulará pelo Estado todos os dias durante o mês de maio.

Programação

  •  Sorocaba (SP)

Dia 3 de maio

Frota do Sindicato dos Condutores Escolares (Sinceser) ganhará simbolicamente adesivo do Maio Amarelo

Horário: 9h30

Local: Alameda Augusto Severo, 1.297 – Vila Elza

Dia 4 de maio

Palestra Maio Amarelo

Horário: 9h30

Local: Fatec

Entrega de bótons e material educativo do Maio Amarelo aos funcionários da Urbes

Local: Terminais de ônibus e Casas do Cidadão

Horário: 8h

Dia 5 de maio

Frota de táxi ganhará simbolicamente adesivo do Maio Amarelo

Ação ocorrerá na cerimônia de posse da nova diretoria

Horário: 9h

Local: Sindicato dos Taxistas

Dia 7 de maio

Palestra Maio Amarelo

Horário: 9h

Local: Tiro de Guerra

Entrega de bótons e material educativo do Maio Amarelo aos funcionários da Urbes

Local: Sedes da Urbes Campolim e rua Chile

Horário: 8h

Frota da Urbes ganha simbolicamente adesivo do Maio Amarelo

Horário: 8h

Local: Sede da Urbes Campolim

Dia 8 de maio

Frota de ônibus do Transporte Coletivo ganhará simbolicamente adesivo do Maio Amarelo

Horário: 14h

Local: Estação Central

Blitz Educativa

Horário: 9h e 14h

Local: vias da cidade

Dia 9 de maio

Lançamento Regional do Maio Amarelo

Horário: 10h

Local: Avenida Itavuvu, 101

Dia 10 de maio

Flash Mob com os funcionários da Urbes

Horário: 8h

Locais: Sedes da Urbes do Campolim e da rua Chile

Dia 11 de maio

Flash Mob com os funcionários da Urbes

Horário: 8h

Locais: Terminais de ônibus e Casas do Cidadão

Blitz Educativa

Horário: 9h e 14h

Local: vias da cidade

Dia 12 de maio

Flash Mob com os motociclistas do Motoclube Free Bikers

Horário: 13h30

Local: Praça Dom Tadeu Strunck

Dia 14 de maio

Palestra Maio Amarelo

Horário: 7h

Local: Tiro de Guerra

Dia 16 de maio

Blitz educativa

Horário: 9h e 14h

Local: vias da cidade

Dia 17 de maio

Palestra Maio Amarelo

Horário: 7h

Local: 7º BPMI

Dia 19 de maio

Escola do Motociclista Seguro

Horário: 7h

Local: Tiro de Guerra

Dia 23 de maio

Blitz educativa

Horário: 9h e 14h

Local: vias da cidade

Dia 26 de maio

Escola do Motociclista Seguro

Horário: 7h

Local: Tiro de Guerra

Dia 27 de maio

Corrida Maio Amarelo – Iguatemi Business

O Shopping Iguatemi Esplanada irá realizar a 1ª Corrida Iguatemi Business Esplanada Run, será em menção ao mês do Maio Amarelo.

Horário: 7h

Local: Shopping Iguatemi

Dia 30 de maio

Blitz educativa

Horário: 9h e 14h

Local: vias da cidade

Dia 31 de maio

Flash Mob – motociclistas do Motoclube Midghit Riders

Horário: 19h

Local: Lucky Friends (rua Profª Francisca de Queiroz, 301 – Vila Independência)

 

 

  • Indaiatuba (SP)

Programação

Dias 04, 05 e 06

Local – Polo Shopping

Ações – Óculos de realidade virtual da Artesp e CETH

Horário – 12h às 20hs

Dia 09

Local – Marginal do Parque Ecológico (Concha Acústica)

Ações – Blitz educativa com condutores de veículos e motociclistas

Horário – 09h às 11h

Dia 11

Local – Marginal do Parque Ecológico (Concha Acústica)

Ações – Blitz educativa com condutores de veículos e motociclistas

Horário – 09h às 11h

Dia 27

4ª edição da Caminhada “Atenção pela Vida”

 

 

 

  • Ribeirão Preto (SP)

Quarta-feira
dia 2 de maio
Horário: 11h
local: transerp

QUINTA-feira
dia 3 de maio
Horário: 9H30
local: Câmara

sexta-feira
dia 4 de maio
Horário: 7h
local: PACAEMBU

DOMINGO
dia 6 de maio
Horário: 7H
local: AVENIDA
MAURÍLIO BIAGI, 197

SEGUNDA-feira
dia 7 de maio
Horário: 11H
local: USP-RIBEIRÃO
ABERTURA DO MOVIMENTO MAIO AMARELO 2018NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO
manhã educativa com os alunos do 9º ano da escola sesi 297 pelo projeto “câmara na escola”manhã educativa com FUNCIONÁRIOS DE CONSTRUTURA DE RIBEIRÃO PRETO
Ação EDUCATIVA com EQUIPAMENTO DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA (RADAR)
PANFLETAGEM universitária COM ORIENTAÇÕES SOBRE O RISCO DE MISTURAR BEBIdA/direção E USAR O CELULAR AO DIRIGIR

terça-feira
dia 8 de maio
Horário: 9h
local: AVENIDA
PRESIDENTE KENNEDY, 1500

QUARTA-feira
dia 9 de maio
Horário: 14h30
local: cfc mais

quinta-feira
dia 10 de maio
Horário: 7h30
local: rua pernambuco, 175
Horário: 9h
local: transerp
BLITZ EDUCATIVA SOBRE O RESPEITO ÀS LEIS DE TRÂNSITO COM
ABORDAGENS DE MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS palestra do projeto educativo habilita seguro desenvolvido pelo programa siga consciente da transerp

Palestra para os funcionários do daerp sobre os cuidados necessários para utilizar a malha viária da cidade manhã educativa na minicidade com os alunos do 1º ano da emef anísio teixeira
Horário: 14h
local: transerp

manhã educativa na minicidade com os alunos do 2º ano da emef anísio teixeira
Horário: 10H30
local: cfc nova técnica

Palestra do projeto educativo habilita seguro desenvolvido pelo programa siga consciente da transerp

DOMINGO
dia 13 de maio
Horário: 7h30
local: AVENIDA MAURÍLIO BIAGI, 197
Horário: 18h40
local: Estácio
BLITZ EDUCATIVA de homenagem às mães condutoras com alertas sobre uso da cadeirinha e do cinto de segurança.

sexta-feira
dia 11 de maio
Horário: 8h30
local: avenida c. paschoal innecchi, 500

minicidade móvel da transerp com os alunos do educandário, em parceria com a rodonaves
Horário: 14h
local: avenida c. paschoal innecchi, 500

segunda-feira
dia 14 de maio
PANFLETAGEM universitária COM ORIENTAÇÕES SOBRE O
RISCO DE MISTURAR BEBIdA/direção E USAR O CELULAR AO
DIRIGIR

terça-feira
dia 15 de maio
Horário: 9h30
local: cfc ponto certo
Horário: 15h
local: usp ribeirão
palestra do projeto educativo habilita seguro desenvolvido pelo programa siga consciente da transerp

Tarde educativa sobre o trânsito com FUNCIONÁRIOS
da UNIVERSIDADE de são paulo, campus ribeirão preto

quarta-feira
dia 16 de maio
Horário: 15h
local: av. presidente kennedy, 1500
Horário: 14h
local: TRANSERP
Horário: 9H
local: CFC
CENTRAL
Horário: 12h
local: ALLIAGE
ação no novo shoping com dinâmicas, recreação para crianças, panfletagens e orientações aos condutores
Horário: 9H
local : PARQUE RAYA
Horário: 9h
local: TRANSERP

quinta-feira
dia 17 de maio
manhã educativa na minicidade com os alunosdo 2º ano da emef anísio teixeira TARDE educativa na minicidade com os alunos do 2º ano da emef anísio teixeira

SEXTA-feira
dia 18 de maio
TARDE educativa sobre o trânsito com FUNCIONÁRIOS DE INDÚSTRIA DO SETOR DA SAÚDE EM RIBEIRÃO PRETO
palestra do projeto educativo habilita seguro desenvolvido pelo programa siga consciente da transerp

SÁBADO
dia 19 de maio

Ação com DICAS DE SAÚDE, ATENDIMENTO MÉDICO, dinâmicas, panfletagens e orientações aos condutores e crianças

terça-feira
dia 22 de maio
Horário: 7h
local: Pacaembu
Horário: 7H30
local: HOSPITAL
DAS CLÍNICAS-USP/
CENTRO

segunda-feira
dia 21 de maio
Horário: 8h30
local: R. Alfredo
Baldo, 41
minicidade móvel da transerp com os alunos da creche alvorada, em parceria com a rodonaves EDIÇÃO ESPECIAL DO PROGRAMA P.A.R.T.Y (Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude) COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

QUARTA-feira
dia 23 de maio
Horário: 8h30
local: R. Alfredo
Baldo, 41
minicidade móvel da transerp com os alunos da creche alvorada, em parceria com a rodonaves
Horário: 15h30
local: av. jose adolfo bianco molina, próximo à praça da bicicleta amanhã educativa com FUNCIONÁRIOS DE CONSTRUTURA DE RIBEIRÃO PRETO blitz educativa com apoio do **GRUPO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE RIBEIRÃO PRETO/SP
Horário: 15h
local: rua eliseu
guilherme, 11
Horário: 18h40
local: unaerp
tarde educativa com FUNCIONÁRIOS do hospital são paulo de ribeirão Preto PANFLETAGEM universitária COM ORIENTAÇÕES SOBRE O RISCO DE MISTURAR BEBIdA/direção E USAR O CELULAR AO DIRIGIR
Horário: 7h30
local: terminal
evangelina / centro
Horário: 14h30
local: cfc mais

quinta-feira
dia 24 de maio
pafletagem educativa com orientações focadas na segurança do pedestre
Horário: 9h
local: cfc RELÊ
Horário: 15H
local: Rua João Clapp, 2218
palestra pelo projeto educativo habilita seguro desenvolvido pelo programa siga consciente da transerp
TARDE educativa sobre o trânsito com MEMBROS  DA Associação dos aposentados da fundação CESP

sexta-feira
dia 25 de maio
Horário: 10h
local: rua eliseu
guilherme, 11 manhã educativa com FUNCIONÁRIOS do hospital são paulo de ribeirão Preto
Horário: 13h30
local: Pacaembu
tarde educativa com FUNCIONÁRIOS DE CONSTRUTURA DE RIBEIRÃO PRETO
Horário: 14h30
local: cfc mais

Segunda-feira
dia 28 de maio
Horário: 9hlocal: cfc mgp
Horário: 18h40
local: moura
lacerda
palestra pelo projeto educativo habilita seguro desenvolvido pelo programa siga consciente da
transerp
PANFLETAGEM universitária COM ORIENTAÇÕES SOBRE O RISCO DE MISTURAR BEBIdA/direção E USAR O CELULAR AO DIRIGIR

Quarta-feira
dia 30 de maio
Horário: 8h30
local: cfc strada

Terça-feira
dia 29 de maio
Horário: 9h
local: transerp
Horário: 14h
local: transerp
Horário: 18h30
local: unip

manhã educativa na minicidade com os assistidos da casa das mangueiras, sob a organização da rodonaves manhã educativa na minicidade com os assistidos da casa das mangueiras, sob a organização da rodonaves palestra pelo projeto educativo habilita seguro desenvolvido pelo programa siga consciente da transerp

PANFLETAGEM universitária COM ORIENTAÇÕES SOBRE
O RISCO DE MISTURAR BEBIdA/direção E USAR O CELULAR AO DIRIGIR
**Em Ribeirão Preto, as ações serão realizadas conjuntamente entre Transerp, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Artesp, Governo do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, SAMU, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Guarda Civil Municipal, Turb, SEST/SENAT, USP, Unaerp, Barão de Mauá, Novo Shopping, Ban co de Sangue, Detran-SP e Movimento Paulista de Segurança

 

 

  • Distrito Federal (DF)

Haverá também desfile cívico em Águas Claras, no sábado (5). A Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana e o Palácio do Buriti estão entre os espaços públicos iluminados em alusão à campanha.

No Museu Nacional, a população que voltava para casa no fim da tarde desta quarta (2) pode presenciar as atividades voltadas para a divulgação do trabalho do DER-DF e do Detran-DF que ajudam a conscientizar a população.

O advogado Luiz Gabriel dos Santos garante que não dirige alcoolizado e, quando bebe, passa o volante para a esposa. “Conheço várias pessoas que fazem o mesmo, seja recorrendo a aplicativos ou à carona solidária”, afirma. Ele aproveitou para fazer o teste do bafômetro.

Para o advogado, campanhas do tipo reforçam a ideia de que a aplicação de sanções contra maus motoristas não faz parte de uma suposta indústria da multa. “Pelo contrário, é um mecanismo essencial de conscientização”.
Movimento mundial

O objetivo do Maio Amarelo é produzir um movimento coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil. No Brasil, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a Polícia Rodoviária Federal organizam as ações em nível nacional.

Em Brasília, assumiram o protagonismo na campanha: O DER-DF, o Detran-DF, a Polícia Militar do DF e o Corpo de Bombeiros Militar do DF.

No Brasil, o evento, neste ano, passou a fazer parte da agenda proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em maio de 2011. Desde então, o mês se tornou referência mundial para as ações em trânsito.

De acordo com a ONU, o Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, com 234 mortes a cada 100 mil veículos, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Ainda segundo a organização, quando o assunto é acidentes envolvendo motocicletas, o Brasil é o segundo país com mais mortes, com cerca de sete casos a cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Paraguai, que tem 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

  • Juiz de Fora (MG)

Data e horário
Ação a partir do início do mês

Cartazes nos ônibus do TCU
A partir do início do mês Iluminação de monumentos/prédios públicos na cor amarela:

Monumento do Cristo

Paço Municipal 02/05 – 15h
Caravana Maio Amarelo
saindo do Carrefour
04/05 – 9h
Início dos levantamentos técnico
do sistema semafóricos na Avenida Rio Branco

07/05 – 09h às 11h
Blitz com idosos

Rua da Bahiano Poço Rico

07/05 – 15h
Point da Rádio Cidade

Av. Dr José Procópio Teixeira, em
frente a Praça do Bom Pastor

10/05 – 14h
Pintura do tema # Nós Somos o Trânsito nas vagas de motos
no centro

12/05 – 08h30 às 12h
Ação no Ifet
Palestras: Maio Amarelo, Comportamento seguro no Trânsito e
Mobilidade da Pessoa com Deficiência

15/05 – 07h30
Panfletagem na sede da PJF

17/05 – 14h
Palestra na E M União da Betânia (Granjas Betânia)

23/05 – 13h30
Palestra Cemig (Sipat)

29/05 – 14h30 às 18h
Workshop Interno da Settra

30/05 – 09h30
Encerramento do Maio Amarelo na Praça João Pessoa

 

  • Paracatu (MG)

A Prefeitura Municipal de Paracatu por meio da Secretaria Municipal de Governo, a Votorantim Metais e a Polícia Militar, organizaram no sábado, 27 de maio, uma rua de lazer, cidadania e conscientização, com o apoio de outras secretarias e diversos parceiros.

A comunidade compareceu em massa para apoiar e participar das ações, que fizeram parte da campanha Maio Amarelo (por um trânsito mais seguro) e do ACISO (Ação Cívico-social) em comemoração aos 10 anos de instalação do 45º Batalhão da Policia Militar em Paracatu.

Diversos atendimentos foram oferecidos gratuitamente à comunidade e até uma Transitolândia, que é uma mini cidade, foi instalada na avenida como forma de promover a educação no trânsito.

 

  • Caruaru (PE)

03 de maio – Palestras Educativas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) municipal, com tema “Álcool e Outras Drogas: Riscos no Trânsito”
Horário: 19h
04 de maio – Ação educativa para alunos da Casa da Criança.
Horário: 9h
05 de maio – Ações Educativas de Trânsito e Serviços de Saúde
Local: Marco Zero
Horário: 9h às 11h
06 de maio – Ações Educativas de Trânsito na Ciclofaixa
Local: Avenida Agamenon Magalhães
Horário: 9h às 11h
07 de maio – Ação do Respeito à vaga da Pessoa com Deficiência
Local: Concessionárias parceiras
08 de maio – Blitz Educativa
08 de maio – Ação educativa em escola municipal – Horário: 14h
08 de maio – Pedal Amarelo
Local: Concentração na Eq Bike, localizada na rua Deolindo Tavares, bairro Maurício de Nassau
Horário: 19h
08 de maio – Ação do Respeito à vaga da Pessoa com Deficiência
Local: Centro da cidade
09 de maio – Acidente Simulado
Local: Antigo Giradouro Major Clementino (Próximo ao Grande Hotel)
Horário: 15h
09 de maio – Ação do Respeito à vaga da Pessoa com Deficiência
Local: Concessionárias parceiras
10 de maio – Carona Amiga
Local: Bares e Restaurantes de Caruaru
Horário: 21h às 00h
10 de maio – Ação do Respeito à vaga da Pessoa com Deficiência
Local: Centro da cidade
10 de maio – Palestras Educativas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) municipal, com tema “Álcool e Outras Drogas: Riscos no Trânsito”
Horário: 19h
11 de maio – I Colóquio de Profissionais do Trânsito
Local: Auditório da Acic
Horário: 8h às 16h30 (A inscrição deve ser realizada no site www.educatetransito.com)
11 de maio – Carona Amiga
Local: Bares e Restaurantes de Caruaru
Horário: 21h às 00h
14 de maio – Ação educativa em escola municipal – Horário: 9h
15 de maio – Ação educativa em escola municipal – Horário: 14h
18 de maio – Ações Educativas de Trânsito na Ciclofaixa
Local: Avenida Agamenon Magalhães
Horário: 8h às 12h
22 de maio – Ação educativa em escola municipal – Horário: 14h
24 de maio – Palestras Educativas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) municipal, com tema “Álcool e Outras Drogas: Riscos no Trânsito”
Horário: 19h
26 de maio – Ações Educativas de Trânsito
Local: Sesi
Horário: 9h às 16h
29 de maio – Ação educativa em escola municipal – Horário: 14h
31 de maio – Palestras Educativas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) municipal, com tema “Álcool e Outras Drogas: Riscos no Trânsito”

 

  • Aracajú (SE)

DIA 02/05 (QUARTA-FEIRA)

8h – Solenidade de abertura dos parceiros

Local: SEST/SENAT

Tema: “Nós somos o Trânsito”

Apresentação teatro – Grupo Cones (SMTT Aracaju)

Hino Nacional – Reginaldo e Remison

DIA 03/05 (QUINTA-FEIRA)

8h – Palestra “Nós Somos o Trânsito” direcionada a crianças

Participação: Anjos Azuis (equipe da GMA) e CPTran

Local: Escola Estadual Professora Judite Oliveira (rua João Batista Machado, s/n – Bairro São Conrado)

9h – Palestra “Nós somos o trânsito” – com D. Soares e Grupo Cones de Teatro

Local: Empresa de ônibus Atalaia

14h – Palestra “Nós somos o trânsito” – com CPTran

Local: Escola Estadual Professora Judite Oliveira (rua João Batista Machado, s/n – Bairro São Conrado)

15h – Palestra “Nós somos o trânsito” – Palestra com a PRF

Local: Empresa de ônibus Atalaia

DIA 04/05 (SEXTA-FEIRA)

8h – Palestra “A convivência social no trânsito: atitudes para um trânsito mais

seguro”

Local: Vara de Execução das Medidas e Penas Alternativas (VEMPA) – Cj. Orlando Dantas

8h – Blitz educativa Você Sabia (público-alvo: motoristas e motociclistas)

* Comando de rua EPTran – CPTran – BPRv – SMTT

Local: em frente ao TCE, avenida Tancredo Neves

DIA 07/05 (SEGUNDA-FEIRA)

16h – Ação educativa de alerta pela vida com deficientes (público-alvo: pessoas com deficiência física)

Local: Estacionamento Shopping Jardins

DIA 08/05 (TERÇA-FEIRA)

8h às 11h – Palestra: “Nós somos o trânsito” – Palestrante: D. Soares

Local: Universidade Federal de Sergipe (Público-alvo: Alunos do curso de Medicina)

8h – Ação em Estância – Comando Educativo EPTran/ BPRv (palestrante)

* Ônibus-escola do Detran/SE

Local: Pça da Juventude – Bairro Santa Cruz, município de Estância

DIA 09/05 (QUARTA-FEIRA)

8h – Palestra “Nós somos o Trânsito”, com a ONG Vidas no Trânsito/ Gláukia

Suiane (COAT) e depoimento de mãe de vítima de acidente de trânsito.

Local: Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) – Av. Barão de Maruim, 442 – Centro

9h – Palestra: “Nós somos o trânsito”, com a SMTT

Local: município de Estância

14h – Palestra “Nós somos o Trânsito”, com a CPTran

Local: ILBJ

19h – Palestra “Nós somos o Trânsito”, com a PRF

Local: ILBJ

DIA 10/05 (QUINTA-FEIRA)

8h – Ação em Laranjeiras (Comando Educativo Detran/ CPTran) – público-alvo:

• 8h – Ônibus-escola do Detran/SE

Local: Pça da Prefeitura, Laranjeiras

8h às 10h – Palestra “Nós somos o Trânsito”, com a SMTT e apresentação do

Teatro Cones

Local: ILBJ – Av. Barão de Maruim, 442 – Centro

14h às16h – Palestra “Nós somos o Trânsito”, com a SMTT

Local: ILBJ

19h – Palestra “Nós somos o Trânsito”, com a PRF

Local: ILBJ

Dia 11/05 (SEXTA-FEIRA)

19h – Comando Lei Seca – Detran/ CPTran/ BPRV/ SMTT-AJU/ PRF/ CBMSE/

Local: Passarela do Caranguejo, Orla da Atalaia

DIA 14/05 (SEGUNDA-FEIRA)

8h – Ação educativa de faixa de pedestre

Local: Posto de Saúde do conjunto Orlando Dantas (Geraldo Magela)

DIA 15/05 (TERÇA-FEIRA)

Ação do SESI

8h às 11h – Comando Educativo Detran/ CPTran/ BPRV/ SMTT-AJU / PRF/

CBMSE/ SAMU

8h às 11h – Palestra “Nós somos o trânsito” no ônibus-escola do Detran, com a

equipe do BPRv

* Stand educativo montado sobre a Lei Seca (testes com etilômetros)

Local: estacionamento SESI/SENAI, av. Tancredo Neves (ao lado da maternidade N Sra. De Lourdes)

Palestras:

8h às 9h – Palestrante: Oficial do Bombeiro, seguida da apresentação do Teatro

Cones (SMTT)

14h30 às 15h30 – Palestrante: PRF, seguida de apresentação do Teatro Cones

16h – Palestrante: SAMU

Local: auditório SESI/SENAI – av. Tancredo Neves (ao lado da maternidade N Sra. Lourdes)

19h – Palestra educativa com equipe da CPTran no Sesi.

DIA 16/05 (QUARTA-FEIRA)

7h – Ação educativa SMTT/ palestra e Grupo Cones DA SMTT/AJU

Local: município de Lagarto

8h – Ação em Propriá

Comando Educativo Detran/ BPRv

*Ônibus-escola do Detran

Local: Pça Principal, Propriá

DIA 17/05 (QUINTA-FEIRA)

8h – Mobilização com os servidores do Detran – “Nós somos o Trânsito”

Local: sede do Detran/SE

8h – Mobilização com os servidores da SMTT/AJU – “Nós somos o Trânsito”

Local: Sede da SMTT

DIA 18/05 (SEXTA-FEIRA)

8h – Ação conjunta na rodovia federal (PRF)

Local: Posto Nossa Senhora do Socorro “Ibura”

DIA 21/05 (SEGUNDA-FEIRA)

9h – Ação educativa na praça do Siqueira Campos

Local: Bairro S. Campos

DIA 22/05 (TERÇA-FEIRA)

8h – Ação em Simão Dias (Comando Educativo EPTran/ BPRv)

* Ônibus-escola do Detran/SE

Local: Colégio Estadual Fausto Cardoso, Simão Dias

9h às 11h30 – Palestra “Fiscalização do Trânsito e Lei Seca”, dentro da disciplina “Prevenção de acidentes de trânsito e suporte básico de vida” – Cap. Silveira (CPTran)

Local: UFS

10h – Ação educativa de alerta pela vida com os deficientes físicos

Local: Mirante do calçadão da 13 de Julho

DIA 23/05 (QUARTA-FEIRA)

8h – Ação educativa para taxistas

Local: em frente à UFS

DIA 24/05 (QUINTA-FEIRA)

7h – Ação educativa

Local: Av. Tancredo neves (faixa do Sesi)

8h – Ação em São Cristóvão (Comando Educativo EPTran/ CPTran)

* Ônibus-escola do Detran/SE

Local: Escola Glorita Portugal – Rua 62, Conj. Eduardo Gomes – B. Rosa Elze – S. Cristóvão

8h – Palestra “Nós somos o trânsito” – com a PRF

Local: Energisa

DIA 25/05 (SEXTA-FEIRA)

8h – Palestra “Nós somos o trânsito” – Palestrante: D. Soares

Local: Empresa de ônibus Modelo

8h30 – Saúde e Trânsito no Centro (Comando educativo EPTran/ CPTran/ BPRv/

Samu/ SMTT)

Local: Centro (em frente à Caixa Econômica da pça Gel. Valadão)

DIA 26/05 (SÁBADO)

8h30 – Ação Global (ação conjunta)

Local: Escola do SESI Roberto Simonsen, bairro Santos Dumont

DIA 28/05 (SEGUNDA)

8h – Comando educativo (público-alvo: motoristas)/ BPRv

Local: Barra dos Coqueiros

16h – Palestra Bombeiro

Local: Empresa Atalaia

DIA 29/05 (TERÇA-FEIRA)

7h (concentração), com saída às 8h – Caminhada – Encerramento do Maio

Amarelo (ação conjunta) – Apoio SESI

Local: Praça da Bandeira – em direção à praça Gel. Valadão

 

  • Macapá (AP)

Programação

4 de maio
Abertura
Local: Faculdade Estácio Famap, em Macapá
Horário: 9h
Apresentação Amapá Jovem e Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran)

9 de maio
Oficina Observatório de Trânsito
Local: Auditório da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)
Horário: 14h

11 de maio
Passeio motociclístico – educação para a saúde
Local: Complexo do Araxá
Horário: 16h

12 de maio
Oficina de Manobra de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)
Local: Parque do Forte
Horário: 16h

17 de maio
Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem
Local: Escola Estadual Coelho Neto
Horário: 8h

18 de maio
Blitz de orientação contra o abuso sexual
Local: Ruas de Macapá
Horário: 16h

19 de maio
Feira de Trânsito
Local: Escola Estadual Meu Pé de Laranja Lima
Horário: 10h

Palestra sobre transito para o Amapá Jovem de Laranjal do Jari
Local: Escola Estadual Mineko Hayashida
Horário: 8h

22 de maio
Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem de Mazagão
Local: Escola Estadual Dom Pedro
Horário: 8h

Oficinas de Trânsito seguro no Oiapoque
Local: Escolas municipais do Oiapoque
Horário: 10h

23 de maio
Caminhada Segura no Oiapoque
Local: Ciretran à Praça do Oiapoque
Ação de cidadania e Saúde

Protocolo de atendimento em acidente em estradas e rodovias com múltiplas vítimas
Local: Marco Zero
Horário: 16h
Equipe: Samu

25 de maio
Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem de Oiapoque
Local: Ciretran/Oiapoque
Horário: 8h

Feira de Trânsito em Tartarugalzinho
Escola Municipal Raquel da Paz Oliveira – 8h
Escola Municipal Professora Jucicleide dos Santos Ferreira – 15h
Escola Raimunda Lobato – 8h

27 de maio
Palestra sobre trânsito para o Amapá Jovem de Santana
Local: Centro Vitória Régia
Horário: 8h

28 e 29 de maio
Workshop Cetran
Local: Detran
Horário: 14h
Legislação de trânsito para Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), agentes de trânsito e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran)

Feira de Trânsito em Amapá
Escola Estadual Maria Do Céu Goncalves Dias – 15h
Escola de Educação Infantil Pimpolho – 15h

30 e 31 de maio
Feira de Trânsito em Ferreira Gomes
Creche Sarah Salomão – 14h
Escola Estadual João Cordeiro – 14

 

  • São Luís (MA)

Além das ações educativas, vários prédios públicos e pontes estarão iluminadas com a cor oficial da campanha, entre eles, o prédio da sede do Detran-MA, na Vila Palmeira. As equipes de educadores estarão em escolas públicas e privadas realizando palestras para alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio, por meio dos projetos “Detran-MA vai às Escolas”, “Conhecendo o Detran-MA”, “Condutores do Amanhã” e nas empresas com ações da equipe do “Detran Volante”.

Também, estão previstas ações de mobilização em espaços públicos de grande fluxo de veículos, em restaurantes e bares e em avenidas de São Luís e municípios maranhenses. Para o encerramento da campanha está previsto um grande evento esportivo na Av. Litorânea, em São Luís.

Postado por Equipe Limite Zero Em: 03/Mai/2018 / Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.